Sobre

A Rádio Saracura é um projeto de rádio comunitário e arquivo audiovisual sediado no bairro do Bixiga, no centro de São Paulo, Brasil. Ela surgiu pela primeira vez em parceria com o projeto “Goethe na Vila” do Goethe Institut-São Paulo, em setembro de 2018, na Vila Itororó. Seu segundo ciclo, que trata das Novas Ecologias, acontece em agosto e setembro de 2019 com o apoio do Prince Claus Fund e do Goethe Institut. 

A programação da estação de rádio evoca a presença curativa do rio Saracura, um rio que flui sob a avenida 9 de Julho, no bairro. Em parceria com moradores, coletivos e organizações da comunidade, produz conversas, documentários de rádio, gravações de campo, oficinas e outras intervenções, celebrando a memória indígena, afro-brasileira e ecológica do Bixiga. Incorporando urbanidade e natureza, cosmopolitismo e cosmologia, a segunda edição da Rádio Saracura é uma esfera digital e física de produção, transmissão e troca; uma tecnologia para a construção de novas ecologias de vida, de formas contra-hegemônicas de arte e cultura, de alianças comunitárias. 

Por meio de atividades artísticas e culturais ativadas e mediadas pela Rádio Saracura, este projeto evoca discussões sobre novas ecologias urbanas, contribuindo para um reencantamento e recriação de nossa relação com a natureza no contexto do Bixiga, ecoando esses encontros e práticas para São Paulo e para a biosfera através do uso da tecnologia de rádio web e FM. 

CRÉDITOS
Co-fundadores e apresentadores: Augusto Aneas e Jacob Moe

EQUIPE 2019
Estagiário: Ivan Sato, Giovanna Alborghetti
Comunicações: Carol Ramos
Suporte Web: Juliana Suzuki, Fernando Seiki Ito 

EQUIPE 2018
Estagiários: Julia Sant’Ana, Italo Higor
Vídeo: Guilherme Destro
Site: Marcos Xavier Dias
Suporte Web: Juliana Suzuki