A Rádio Saracura é um protótipo de rádio comunitária e arquivamento participativo sediado no bairro do Bixiga, no centro de São Paulo, Brasil. Em parceria com o projeto “Goethe na Vila” do Goethe Institut-São Paulo, a rádio vai habitar uma seção do centro cultural Vila Itororó de 13 de agosto a 10 de setembro de 2018, criando múltiplos canais de conteúdo que serão transmitidos via rádio local e uma plataforma online.

Esses canais evocam o espírito curativo do Saracura, um rio que passa por baixo da avenida 9 de Julho, cortando o Bixiga e passando diretamente abaixo da famosa escola de samba Vai-Vai ao longo da Avenida Nove de Julho. Em parceria com moradores da comunidade, coletivos e organizações na produção de conversas, podcasts de rádio documentários, sessões de música ao vivo, peças de rádio e intervenções, a Rádio Saracura irá envolver e celebrar as memórias indígenas, afro-brasileiras e ecológicas do Bixiga.

O projeto é apresentado por Augusto Aneas e Jacob Moe em parceria com uma ampla gama de parceiros da comunidade e alianças em toda a cidade e internacionais.