Ciclo 2019

Ciclo 2019

GRAVAÇÃO
Encontro com o papagaio Verdinho e com sua guardiã Maria Angélica em Ubatuba
23.09.2019

O Verdinho é o primeiro animal brasileiro a ter a sua ‘dignidade’ recentemente reconhecida pelo Legislação Brasileira, abrindo um precedente dos Direitos da Natureza no país.

IMG_0063
GRAVAÇÃO
Encontro das Rádios Comunitárias no Bixiga
21.09.2019

Primeiro encontro de rádios comunitárias no Bixiga. Uma multiplicidade polifônica de vozes do centro e da periferia com a Rádio Comcom, Rádio Comunidade, Rádio Heliópolis e a Rádio Saracura. Troca de saberes sobre a potência da rádio e seu impacto nas comunidades e territórios.

356c1f78-f78d-498d-954c-f4cd65a999b4 2
GRAVAÇÃO
Paisagem Sonora: Greve do Clima
20.09.2019

Fragmentos sonoros da concentração no MASP para a Greve Global pelo Clima.

IMG_8189 2
GRAVAÇÃO
Simón Yampara: o Bem Viver
18.09.2019

Conferência do sociólogo da Bolívia, Simón Yampara, sobre uma nova proposição para uma Cosmologia que se oponha a ideia de separação entre observador e universo. Uma possível integração dos mundos da vida através dos seus aspectos materiais e espirituais. Suas interações e desdobramentos no mundo animal, vegetal, mineral e humano.

Image+Yampara_credit+Sue+Iamamoto
GRAVAÇÃO
Tania Stolze Lima: Rio Xingu e Belo Monte
18.09.2019

Conferência da antropóloga Tânia sobre os impactos da Usina Hidrelétrica de Belo Monte na região do rio Xingu. Um alerta sobre as devastações que a quarta maior hidrelétrica do mundo trouxe no fluxo das águas, nas florestas, nas celebrações e na vida das populações que dependem do rio para viver.

9571767140_9f22ac5afc_b
GRAVAÇÃO
Memorias Saracura: MUMBI
17.09.2019

Reativação das memórias do rio Saracura, das brincadeiras de crianças, das curandeiras, dos animais e do Bixiga de décadas atrás. Através dos relatos de Gal, Soninha, Creusa e Vitão, uma tentativa de reconstituição sonora de paisagens passadas. Vera abrindo a conversa apresentando o Mumbi – Museu de Memória do Bixiga.

IMG_4329
GRAVAÇÃO
Mônica Jurado e Érica Navarro: Rios Canalizados e o Inconsciente
17.09.2019

Encontro com a arquiteta e meditadora Mônica Jurado acompanhada de sua aluna Érica Navarro. Reflexões sobre o impacto dos rios canalizados no nosso inconsciente, psique e emoções. A vibração das águas desses rios no nosso corpo humano, formado também predominantemente por água.

IMG_3087
GRAVAÇÃO
Club Eden: Secura Humana
14.09.2019

Bate-papo com Flávio Barollo e Wellington Tibério do Secura Humana: um movimento de guerrilhas aquáticas urbanas. Entre meandros do Ativismo Ambiental, da Arte, da Ecologia e da Política, suas propostas evocam a conscientização sobre a água, nascentes e rios através de criações possíveis no aqui e agora.

prt_300x225_1554934937_2x
GRAVAÇÃO
Club Eden: Entrevista com os Alunos do Colegio Vital Brazil
14.09.2019

Encontro com diversos estudantes do Colégio Vital Brazil do Bixiga. Os estudantes propuseram uma inversão de papéis, entrevistando os criadores da Rádio Saracura. A entrevista tocou em diversos pontos sobre criação e produção do projeto, suas inspirações e seus desafios.

IMG_5508
GRAVAÇÃO
Daniel Caballero: Bixiga Também é Cerrado
13.09.2019
Conversa com Daniel Caballero sobre o processo artístico de recriação do bioma cerrado na cidade através da ação ‘Cerrado Infinito’. Da colonização portuguesa e espanhola da América do Sul, passando pela ocupação estratégica da São Paulo dos “Campos de Piratininga” até a atual extinção do cerrado na cidade.
caballero
GRAVAÇÃO
Paisagem Sonora: Canto do Itororó
13.09.2019
Itororó, do Tupi Guarani i-tororó: rio barulhento, ou pequena cachoeira. Uma gravação da canção d’água de uma bica de água potável de uma das nascentes do rio Itororó no jardim da Vila Itororó.
Canto itororo
GRAVAÇÃO
Marta Argel: Aves do Bixiga
12.09.2019
Gravação com a bióloga Marta Argel sobre as expedições realizadas no Bixiga: Praça Dom Orione, Praça Una e territórios ecológicos de preservação das nascentes do Rio Saracura. Mapeamento das aves para uma nova consciência e percepção da coexistência das aves no bairro.
Aves do Bixiga
GRAVAÇÃO
Mapeamento das Aves da Vila Itororó
12.09.2019

Expedição com a bióloga Marta Argel pelo jardim das nascentes da Vila Itororó. Um bate-papo sobre as formas de vida das aves, seus cantos e suas formas de comunicação. Ao longo da conversa, mapeamento das aves que chegaram para visitar, interagir e cocriar com o jardim.

Mapeamento Aves Vila Itororo
GRAVAÇÃO
Instituto Bixiga: Cultura Infantil do Bixiga
11.09.2019
Uma narrativa etnográfica de 1940 do trabalho do sociólogo Florestan Fernandes sobre as ‘culturas infantis’ no bairro do Bixiga. Da repressão e violência aplicada às crianças pela ‘pedagogia do trabalho’ às estratégias de autonomia, horizontalidade e pactos sociais criados pelas próprias crianças através dos seus cantos e brincadeiras.
Instituto Bixiga
GRAVAÇÃO
Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo e Revista Piseagrama: Debate Antropoceno
11.09.2019
Debate com Cafira Zoé, Jerá Guarani, Renzo Taddei, e Thiago Benucci sobre as possibilidades e dilemas da arquitetura e das cidades diante da atual crise climática, a geoengenharia, a Amazônia, as cosmopolíticas ameríndias e o futuro como projeto na era do Antropoceno.
Debate Antropoceno
GRAVAÇÃO
Priscilla Caires: Meditação Saracura
10.09.2019
Uma meditação com o totem de poder da ave Saracura. Uma criação sensível e especial da terapeuta Priscilla Caires para acessarmos a cura mágica dessa ave através de um exercício de imaginação e de conexão animista.
Meditaçao Caires
GRAVAÇÃO
Priscilla Caires: Saracura e os Animais de Poder
10.09.2019
Uma conversa sobre a tecnologia ancestral dos Animais de Poder com a terapeuta Priscilla Caires. Sua dimensão histórica, suas possibilidades futuras e sua aplicação nas vidas humanas, aqui e agora. Um valioso repertório sobre os atributos e performances da misteriosa ave Saracura.
Priscilla Caires
GRAVAÇÃO
Oficina: Jardim de Cura
08.09.2019
Encontro e bate papo sobre ervas e temperos com diferentes pessoas e repertórios. Uma roda dos humanos com a magia do mundo vegetal. Finalizando o encontro, o plantio de um canteiro no Galpão da Vila Itororó com diversos tipos de ervas e temperos.
Jardim de Cura
GRAVAÇÃO
Aldeia Tekoa Itakupe: Acampamento Jaraguá é Guarani
06.09.2019
Visita ao lago da aldeia Itakupe. A água pela perspectiva indígena como elemento comum, primordial e ancestral ao corpo-humano, aos vegetais e aos territórios.
Acampamento Jaragua Guarani
GRAVAÇÃO
3a Marcha Das Mulheres Indígenas São Paulo
05.09.2019
Encontro de mulheres indígenas de diferentes partes de São Paulo e do Brasil. Mulheres indígenas unindo forças numa manifestação contra os atuais retrocessos das políticas sociais, ambientais, humanas e do bem-ver.
Marcha Mulheres Indigenas
GRAVAÇÃO
Vila Itororó: Conhecendo os Projetos do Galpão
05.09.2019
Encontros, cruzamentos e interações com os atuais projetos e ações do Canteiro Aberto da Vila Itororó. Comunidades, afetividades e solidariedades na busca de novos formatos de vida coletiva.
Conhecendo os projetos do galpao
GRAVAÇÃO
Projeto Odara: Tradição, Cultura, e Costumes de um Povo
04.09.2019
Peça teatral que investiga o universo mítico das matrizes africanas, além de ressaltar a diáspora e memória da África/Brasil.Um musical que considera os olhares referentes à Afro Brasilidade e conta sobre a criação do mundo na visão Yorubá.
Projeto Odara
GRAVAÇÃO
João Pentagna: A busca por ‘Novas Ecologias’
04.09.2019
Produção de pensamento sobre a busca por ‘Novas Ecologias’ através da Literatura, Filosofia e História com o psicanalista João Pentagna. Partindo da crítica das noções de ‘Identidade’ e de ‘Cultura’, chegando ao elogio ao ‘Perspectivismo’ como um nova aliança e simbiose entre a ‘Natureza’ e a ‘Cultura’.
Joao Pentagna
GRAVAÇÃO
Oreme Ikpeng: Reflorestamento no Xingu
03.09.2019
Visita do jovem líder indígena Oreme da tribo de Ikpeng no Xingu. Apresentação de projetos inspiradores para a manutenção da vida em conexão com os ciclos das florestas. Destaque para o banco de sementes para preservação e renaturalização do rio Xingu e suas nascentes.
Oreme Ikpeng
GRAVAÇÃO
Paisagem Sonora: Chuva
02.09.2019

Dia de chuva na casa 8 da Vila Itororó. Ritmos e cadências de água com trovões ocasionais.

Paisagem Sonora Chuva
GRAVAÇÃO
Ocupação 9 de Julho: O Lugar do Sagrado
31.08.2019
Roda de conversa sobre o Direito à Cidade e a luta pela habitação digna sob uma perspectiva ecumênica. Diversas espiritualidades e religiosidades buscando um ponto comum sem desconsiderar as suas divergências.
Ocupacao 9 de Julho
GRAVAÇÃO
Barraco Filosofico: Sarar e Curar
31.08.2019
Bate papo filosófico sobre a atual intoxicação das ecologias do espírito e seus desdobramentos nos corpos humanos e não humanos, nos rios e territórios. Sarar e curar enquanto uma relação intrínseca entre as memórias do passado e as utopias de futuro.
Barraco Filosofico
GRAVAÇÃO
Conselho Mirim: Em Defesa da Amazonia
30.08.2019
Crianças de diferentes partes da cidade ocupam a Câmara Municipal de São Paulo no Bixiga protestando e expressando suas preocupações com a atual situação da Floresta Amazônica. As vozes das crianças e sua participação ativa nas políticas públicas.
Conselho Mirim
GRAVAÇÃO
Vanessa Hasson, Adriana Bernal, Juliana Moraes: Direitos da Mãe Terra
28.08.2019
Conversa com ativistas e pesquisadoras sobre os Direitos da Mãe Terra: sua agenda, seu histórico, atuais projetos e ações em São Paulo, no Brasil e na América Latina. Como tornar os rios Saracura, Itororó e Bixiga “sujeitos de Direito”?
Vanessa Hasson
GRAVAÇÃO
Paisagem Sonora: Praça Dom Orione
27.08.2019
Mapeamento sonoro de uma das únicas áreas verdes do Bixiga: a Praça Dom Orione. Aves, crianças e automóveis. Espécies humanas e não humanas coexistindo em um território ecológico no coração do Bixiga.
Paisagem Sonora Dom Orione
GRAVAÇÃO
Casa Mestre Ananias: Roda de Capoeira
27.08.2019
Documentação sonora de uma das tradicionais Roda de Capoeira da Casa do Mestre Ananias. Berimbau, atabaque, pandeiro, conversas e brincadeiras.
Casa Mestre Ananias
GRAVAÇÃO
Polimatas: Canção de Poder Saracura
25.08.2019
Gravação da canção xamânica ‘Saracura’: animal-totem para a cura sutil nos trabalhos de pajelança. Uma visita ao Templo Polimata na floresta de Boituva para a gravação e uma conversa com o Liriel, um jovem músico xamã.
Polimatas
GRAVAÇÃO
Rodrigo Bueno: Mural das Oferendas
24.08.2019
Conversa com o artista Rodrigo Bueno sobre sua intervenção na exposição Ounjé: Alimento dos Orixás. Cruzamentos e integrações entre a Arte e a Cultura de religiões afro-brasileiras através da culinária.
rodrigo bueno
GRAVAÇÃO
Paisagem Sonora: Rua Major Diogo
23.08.2019
Um novo passeio pela rua Major Diogo, uma das ruas mais diversas e cosmopolitas do Bixiga, através do mapeamento da sua paisagem sonora. Crianças, carros, motos, lojas, botecos, conversas.
Paisagem Sonora Major Diogo
GRAVAÇÃO
Babalorixá Francisco: Oxum
23.08.2019
Uma visita ao terreiro ainda existente mais antigo do Bixiga. Conversas e cantos com o Babalorixá Francisco sobre a orixá Oxum, que no candomblé é a rainha das águas doces, rios, nascentes e cachoeiras.
pai francisco
GRAVAÇÃO
Marcella Arruda + Luís Octávio: Ecologias Urbanas
22.08.2019
Bate-papo com os arquitetos Marcella Arruda e Luís Octávio sobre o curso “Ecologias Urbanas”: princípios e encaminhamentos entre o espaço construído e a natureza. Uma aliança entre corpos, ecossistemas, culturas e territórios.
Marcella Arruda Luis Octavio
GRAVAÇÃO
Welton Santos: Lithopuntura
22.08.2019
Uma conversa com o arquiteto holístico Welton Santos sobre a Lithopuntura: uma mistura de tecnologia ancestral e contemporânea aplicada nos territórios a partir das pedras. Seus impactos na cura das tensões dos territórios, nos corpos humanos e não humanos.
welton santos
GRAVAÇÃO
Luís Michel Françoso: A Modernidade é Uma Serpente
21.08.2019
Conversa com o antropólogo Luís Michel sobre o mito enquanto metodologia para apreender as contradições e relações de poder no território urbano. Dialogando também sobre as habitações coletivas na identidade do Bixiga: o quilombo, os sobrados e os cortiços.
luis michel francoso
GRAVAÇÃO
Oba Ojele + Glória Freitas: Cultura Yoruba no Bixiga
20.08.2019
Encontro de abertura da “Rádio Saracura: Novas Ecologias” no estúdio fixo da casa 8 na Vila Itororó. Uma conversa sobre a Cultura Yoruba, os Orixás e o Festival de Oxum na África com o sacerdote Yoruba Oba Ojele e a sacerdotisa Glória Freitas.
oba ojele gloria freitas
GRAVAÇÃO
Expedição Salve Saracura
17.08.2019
Expedição pela bacia hidrográfica do rio Saracura, suas nascentes e territórios ecológicos, celebrando o retorno da rádio móvel no Bixiga. Conversas e músicas com a companhia dos coletivos Salve Saracura, Casa Rocha 259 e Casa Rural no Urbano.
salve saracura